Cerbras    Responsabilidade Socioambiental

Atuar nos negócios com ética e transparência, propiciando crescimento aos seus funcionários e parceiros, além do respeito ao meio ambiente, são valores que norteiam o jeito de ser Cerbras.


Ciente de que oferecer apoio a iniciativas que promovem a qualidade de vida e o desenvolvimento das pessoas faz a diferença, a CERBRAS – Cerâmicas do Brasil tem patrocinado empreendimentos de instituições como IPREDE, Instituto dos Cegos, entre outras.

Além disso, a empresa desenvolve programas que possibilitam crescimento pessoal e profissional aos seus funcionários, concedendo-lhes oportunidades de ascensão funcional, na medida em que as vagas existentes são destinadas a processos seletivos dentro da própria empresa; incentivo educacional, elevação de escolaridade e atividades culturais, a exemplo da Biblioteca Itinerante em parceria com o SESI, incentivando o hábito da leitura, também integram o portfólio de ações.

Por meio do investimento na arte da música, que contribui para a redução do estresse, estimulando a prática da inteligência emocional e o autoconhecimento, a empresa construiu o seu Coral, disponibilizando também aos colaboradores espaço para expressão de criatividade. 
Outras iniciativas de saúde, esporte, lazer e de construção de conhecimentos fazem parte da finalidade de sua responsabilidade social.


Pessoas com deficiência e jovens aprendizes fazem parte da equipe CERBRAS, cujo efetivo, em aproximadamente 92%, é oriundo do município de Maracanaú/CE, onde se encontra a sede da empresa, com ações em prol da comunidade, na geração de emprego e renda.

O cuidado com nossa equipe também é prioridade para a Cerbras, por isso adotamos o Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho (OHSAS 18001) e nos baseamos neste conjunto de normas internacionais para assegurar os procedimentos de saúde e segurança do trabalho dos nossos colaboradores.

Priorizando a forma de fazer negócios como uma empresa verde, a indústria CERBRAS – Cerâmicas do Brasil e o seu Comitê de Gestão Ambiental contam com uma diversidade de ações para uma produção limpa. O objetivo é reduzir e controlar os impactos ambientais adversos gerados pelas consequências da produção. Comprometida com a responsabilidade social é que a CERBRAS investe nestas ações, projetando o futuro em cada dia, de forma sustentável.

 

Produção Limpa
                      

A Cerbras – Cerâmicas do Brasil conta com uma equipe que contribui com a sustentabilidade ambiental da empresa. A fim de reduzir os impactos ambientais, foi criado um comitê de gestão ambiental que planeja processos, práticas, materiais ou produtos que evitam, reduzem ou controlam as consequências da atividade de produção.


O comprometimento com
a prevenção da poluição levou a Cerbras - Cerâmicas do Brasil a adotar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), com a norma ISO 14001, que identifica e gerencia os riscos ambientais ligados à produção, trabalhando para manter-se em conformidade com o meio ambiente.


Na execução das ações praticadas está incluso:
a destinação correta dos resíduos sólidos com a implantação da coleta seletiva; a redução das emissões de poluentes; a redução do gasto de energia;
o reaproveitamento de 100% dos resíduos (caco cerâmico, pó cerâmico e a borra do esmalte) gerados no processo de produção onde é incorporado na massa da argila; a reutilização da madeira para fabricação de palletes; o tratamento dos efluentes doméstico e industrial onde a água tratada é reutilizada no setor de esmaltação; a recuperação de áreas degradadas pela mineração; a melhoria tecnológica no processo de produção; o mecanismo de controle de poluição e uso eficiente de recursos e reutilização de materiais, que proporcionam uma melhor relação custo/benefício e a redução dos impactos ambientais.
 

Em destaque, para as ações relacionadas à redução dos recursos energéticos,  foi implantada uma usina geradora que produz 4.500 kwa/hora, que é utilizada nos horários de ponta, proporcionando uma economia de energia para o País. Também foi feita uma iniciativa do reaproveitamento do ar quente gerado pelos fornos, que antes era emitido para atmosfera e agora é sugado e canalizado para os queimadores. Essa ação permite uma redução da emissão de partículas poluentes e gás carbônico para atmosfera, gerando um ganho imensurável para preservação do meio ambiente.